Dúvidas frequentes sobre Digital Object Identifier (DOI)
Published in Tuesday, 11 July 2023 16:57 | Last modified on Friday, 26 April 2024 13:53
Sobre o DOI (Digital Object Identifier)
Informações importantes sobre DOI, metadados e objetos.
O que é DOI?
DOI é a sigla para Digital Object Identifier, um identificador único digital permanente para objetos, que podemos entender como conteúdos. O DOI se destina, portanto, a identificar objetos ("conteúdos"), atribuindo a eles um identificador único e armazenando seus metadados. Por esta razão, o DOI é amplamente utilizado como referência para citação de objetos, para que sejam acessados de forma confiável. No ambiente de pesquisa, o DOI é exigido por muitas bases de dados internacionais para a indexação dos objetos.
Um DOI não significa nenhum valor ou precisão da coisa que localiza; o valor reside nos metadados do registro que fornecem contexto sobre o objeto (como contribuidores, órgãos de financiamento, resumo/resumo) e permitem conexões com outras entidades (como pessoas (por exemplo, ORCID) ou organizações (por exemplo, ROR)).
Qual a diferença entre DOI e ISBN?
O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único para objetos digitais (artigos, livros, anais, relatórios, etc), utilizado amplamente na pesquisa científica pois permite a contabilização das citações do objeto identificado. Já o ISBN (International Standard Book Number) é um número identificador de uma obra monográfica publicada, como o RG de um livro. É utilizado para identificação internacional e catalogação do livro. Possui metadados de identificação da obra que auxiliam na sua organização em catálogos, bibliotecas e plataformas digitais.
Para mais informações sobre identificadores e outras siglas utilizadas na publicação acadêmica, leia nosso artigo O que são DOI, ORCID, ISSN, ISBN, ROR? Identificadores da Publicação Científica.
Qual a importância do DOI?
- Permite a interoperabilização dos metadados dos objetos identificados (título, autoria, publicação, ano, edição, volume, resumo, etc) entre diferentes bases de dados;
- Exerce papel fundamental para contabilização em diversas ferramentas das citações de um trabalho identificado;
- Garante a persistência dos metadados na internet, com a URL da publicação original;
- É requisito das principais bases de dados para indexação de periódicos em suas bases;
- Permite a importação simplificada dos metadados do objeto em diversas plataformas, como o Lattes (CNPq), não sendo necessário preencher todos os dados no formulário;
O que são metadados?
De forma simples e objetiva, metadados são dados que descrevem outros dados. São dados estruturados de referência que ajudam a classificar e identificar os atributos das informações que descrevem. Por exemplo, autor, data de criação, data de modificação e tamanho do arquivo são exemplos de metadados de arquivo de documento muito básicos. Ter a capacidade de pesquisar um determinado elemento (ou elementos) desses metadados torna muito mais fácil para alguém localizar um documento específico.
Que tipo de objeto ("conteúdo") pode receber DOI?
Confira abaixo alguns objetos comuns que podem receber DOIs:
- Artigos de pesquisa
- Livros e capítulos
- Dissertações
- Revisões por pares
- Relatórios
- Atas e comunicações de conferências
- Conjuntos de dados
No caso de revistas científicas, o DOI deve ser atribuído apenas à edição ou também aos artigos?
No caso de revistas científicas, o correto é a atribuição de registros DOI por artigo, pois cada registro armazena os metadados do objeto que identifica. Assim, cada registro DOI armazenará o título, a autoria, o resumo, as palavras-chave, a data de publicação, etc, do artigo que identifica. Isso permitirá que o DOI seja utilizado para a citação dos artigos e para o monitoramento da informação científica circulante. Nesse caso, a atribuição do DOI à edição ou volume não é necessária.
E no caso de livros, o DOI deve ser atribuído apenas à obra ou também aos capítulos?
No caso de revistas científicas, o correto é a atribuição de registros DOI por artigo, pois cada registro armazena os metadados do objeto que identifica. Assim, cada registro DOI armazenará o título, a autoria, o resumo, as palavras-chave, a data de publicação, etc, do artigo que identifica. Isso permitirá que o DOI seja utilizado para a citação dos artigos e para o monitoramento da informação científica circulante. Nesse caso, a atribuição do DOI à edição ou volume não é necessária.
Sobre a Crossref
Informações importantes sobre prefixos, tipos de associação Crossref, obrigações e benefícios.
O que é o prefixo DOI?
O prefixo DOI, na verdade, é um prefixo institucional, um número exclusivo para identificação de uma organização. Assim, uma universidade, por exemplo, terá o seu próprio prefixo que será compartilhado por todas as suas publicações. O prefixo será identificado por (ex.) 10.5555, seguido por uma / (barra) e, depois, o sufixo identificador do objeto.
Devo possuir um prefixo exclusivo para minha instituição?
Sim. Sendo o prefixo um identificador institucional, o ideal é que sua instituição tenha o seu próprio, por meio da associação a uma Agência de Registro. No caso da Crossref, sua instituição pode associar-se como um membro independente ou um membro patrocinado.
Meu prefixo institucional foi obtido por meio de um patrocinador. Posso trocar de patrocinador?
Sim. Quando sua instituição detém seu próprio prefixo, é possível transferir o patrocínio para outra empresa, mantendo o mesmo prefixo.
O que acontece se meus objetos foram depositados sob o prefixo de outra empresa?
Se seus objetos foram depositados através do prefixo de outra empresa, significa que seus metadados foram depositados na base da Crossref sob a titularidade da empresa que detém o prefixo DOI. Na prática, pode não representar grande impacto, mas o metadado de titularidade estará errado e você não terá autonomia para utilizar outros serviços Crossref.
Se isso aconteceu e você desejar depositar DOIs por meio de outra empresa, terá de transferir a titularidade de sua publicação do prefixo anterior para o novo. O ideal, neste caso, é que a transferência da titularidade da sua publicação seja feita para o prefixo de sua própria instituição, por meio de uma associação patrocinada.
Quais os pré-requisitos para se obter o DOI?
- Ser uma empresa (se você é um autor independente entre em contato conosco);
- Ser um membro Crossref (independente ou patrocinado);
- Possuir o seu próprio site (sob seu próprio domínio);
- Ter uma página de destino (landing page) para os objetos que serão identificados;
Quem controla a emissão de DOIs?
A DOI Foundation é a autoridade de registros DOI, responsável pelo armazenamento dos dados e pela manutenção do sistema DOI. A DOI Foundation conta com as Agências de Registro, responsáveis pelo registro dos números DOI e seus metadados. Existem diversas agências de registro, sendo a Crossref a mais conhecida e utilizada. Deste modo, os membros associados às Agências de Registro têm acesso ao serviço de DOI e outros oferecidos pelas mesmas.
Quem pode depositar números DOI?
No caso da Crossref, somente membros associados podem utilizar este e outros serviços. Há duas categorias de membros: os membros independentes e os membros patrocinados.
Como se tornar um membro Crossref e quais as suas obrigações?
Para ser um membro Crossref, é necessário ser uma instituição de pesquisa, uma instituição de Ensino Superior, uma editora, uma agência governamental, um financiador de pesquisas, um museu ou uma biblioteca. Os membros Crossref devem arcar com os custos de serviço + taxa anual de associação (U$ 275), além de:
1. Registro e manutenção de metadados e criação de links DOI
Você precisará fazer isso para todo o seu conteúdo publicado após ingressar. Você também deve manter sempre os metadados atualizados em caso de qualquer alteração.
2. Registre apenas o que você tem direitos legais
O item 2. (c) dos Termos de Associação da Crossref determinam que “O Membro não depositará ou registrará metadados para qualquer conteúdo para o qual o membro não tenha direitos legais para fazê-lo”.
3. Mantenha e atualize seus metadados e páginas de destino a longo prazo
Você precisará manter e atualizar seus metadados , incluindo URLs se seu conteúdo for movido ou alterado e adicionar metadados avançados à medida que coleta mais. A distribuição de metadados por meio do Crossref beneficia você e toda a comunidade.
4. Siga as diretrizes de exibição do Crossref DOI
- Certifique-se de que cada DOI resolva para uma página de destino exclusiva.
- Use sempre o DOI como link permanente para a página.
- Sempre exiba DOIs em suas páginas de destino, PDFs e outros lugares, próximos às informações de citação bibliográfica.
5. Empreenda a vinculação de referência
Você precisará maximizar ativamente os links persistentes com outros membros do Crossref, vinculando-os a partir de suas listas de referência, bancos de dados e ferramentas, usando DOIs. Você pode encontrar os links DOI de outros membros usando as ferramentas de links de referência da Crossref.
6. Pague suas faturas
Como uma organização sem fins lucrativos, a Crossref se sustenta a partir da cobrança de taxas para permanecer sustentável e administrar suas finanças de forma responsável. Sustentabilidade financeira significa que não é possível manter a organização funcionando e manter o serviço dedicado a comunicações acadêmicas funcionando sem que os membros paguem suas taxas em dia.
O que é um membro patrocinado?
Em virtude da necessidade de algum conhecimento técnico específico para a utilização dos serviços disponibilizados pela Crossref e também dos custos de associação, a entidade permite que as empresas elegíveis se inscrevam por meio de um patrocinador.
Como membro patrocinado, você terá os mesmos benefícios e obrigações, mas contará com uma equipe especializada para apoiá-lo. Os patrocinadores pagam uma taxa de adesão para todos os membros com quem trabalham e também pagam taxas de registro de conteúdo em nome de seus membros. Eles também fornecem suporte técnico e no idioma local para seus membros.
Cada patrocinador terá sua própria política de preços para os serviços de suporte que oferecem.
Sobre a aquisição de registros DOI
Informações sobre o processo de aquisição/compra de registros DOI com a GeniusDesign.
Qual o valor do DOI?
A GeniusDesign realiza a cobrança por registro efetuado. O valor do registro é variável, de acordo com a quantidade adquirida, recebendo descontos progressivos.
Há alguma taxa de manutenção para os registros DOI efetuados?
Não há qualquer cobrança posterior ao registro para manutenção ou disponibilidade. Uma fez efetuado o pagamento e o registro, o número DOI é permanente.
Eugênio Telles
Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.