O esperado email "Welcome to Crossref" chegou e a sua revista está pronta para ativar números DOI. No entanto, para que a GeniusDesign possa realizar os primeiros depósitos, algumas ações preliminares devem ser revistas antes de fazer a sua primeira solicitação.
Neste artigo vamos apresentar um checklist para que você possa realizar o seu primeiro pedido de ativação de números DOI com a GeniusDesign.
Direto ao ponto
Vamos ao checklist:
- Revisão de metadados: faça uma revisão cuidadosa dos seus metadados antes de solicitar a ativação dos números DOI.
- Atribuição dos números DOI: os números DOI podem ser gerados manualmente ou automaticamente no OJS (para artigos).
- Preparação do arquivo de metadados: prepare o arquivo com todos os metadados para envio à GeniusDesign (arquivo XML exportado do OJS ou planilha de metadados para clientes que não utilizam o sistema)
- Envio dos metadados à GeniusDesign: Cumpridas as etapas anteriores, basta acessar nossa plataforma de atendimento (suporte.geniusdesign.com.br) ou enviar um email para suporte @ genius.app.br (sem espaços) com o seu arquivo anexado.
Pronto! Entre 24h-48h você receberá um email confirmando a ativação dos números DOI.
Quer mais detalhes dos passos acima? Então continue a leitura abaixo.
1. Revisão de metadados
O número DOI é muito mais que um identificador digital de um trabalho acadêmico. Cada número DOI armazena um conjunto de dados (metadados) importante sobre o trabalho identificado, fundamentais para a reutilização desse identificador. Por exemplo, pesquisadores do Brasil utilizam o número DOI para cadastrar a sua produção acadêmica. Por isso é fundamental que os metadados sejam precisos e revisados antes de você solicitar a ativação.
Diferentes tipos de objetos (ex.: artigos, livros, capítulos, relatórios, etc) possuem diferentes metadados obrigatórios. Procure fornecer a maior quantidade possível de metadados para uma boa indexação nas diferentes plataformas do universo acadêmico que utilizam o DOI para consulta ou registro.
- Para clientes que utilizam o OJS, recomendamos uma revisão atenciosa nos metadados do artigo antes de solicitar a ativação dos DOIs.
- Clientes que não utilizam OJS: preencha cuidadosamente a Planilha de Metadados.
2. Atribuição dos números DOI
O número DOI é composto por um prefixo, seguido de um /sufixo. Este sufixo pode ser qualquer combinação alfanumérica, com algumas opções de símbolos também (ex.: ponto, traço, barra).
Recomendamos a utilização de identificadores da publicação (ex.: Livro = ISBN; Periódico = ISSN) na composição do sufixo, acrescido de outros identificadores.
Veja os exemplos:
Livro:
- ISBN do livro: 978-65-982699-1-3
- Prefixo do cliente: 10.58976
- DOI do livro: 10.58976/978-65-982699-1-3
Capítulo de livro:
- ISBN do livro: 978-65-982699-1-3
- Prefixo do cliente: 10.58976
- Capítulo 1: "Título fictício"
- DOI do capítulo: 10.58976/978-65-982699-1-3-cap1 ou 10.58976/978-65-982699-1-3.cap1 ou 10.58976/978-65-982699-1-3/1
(repete-se o padrão para outros capítulos)
Artigo de periódico:
- ISBN da revista: 2965-8438
- Prefixo do cliente: 10.58976
- DOI do artigo A (id: 270): 10.58976/2965-8438.2025.270 ou 10.58976/2965-8438.v1n1.270 ou 10.58976/2965-8438/V1N1/270
Os exemplos acima são apenas algumas das possibilidades e não esgotam o assunto. O objetivo aqui é orientar e apresentar possibilidades, mas você é livre para propor também o seu padrão.
Atribuição dos números DOI no OJS
O OJS já possui alguns padrões sugeridos e também permite a configuração de outros padrões, com base nas variáveis disponíveis. Assim, uma vez configurado, basta clicar em um único botão para gerar o número DOI do artigo correspondente.
Aqui neste tutorial nós apresentamos um passo-a-passo para que você possa configurar diretamente o seu OJS.
Como parte de nosso compromisso como seu patrocinador Crossref, nós também podemos realizar a configuração do sistema, sem custo adicional. Para tanto, nossa equipe precisará receber acesso de editor gerente à revista (usuário existente ou novo usuário).
3. Preparação do arquivo de metadados
Uma vez que os metadados estão revisados e os números DOI atribuídos, você deve preparar o arquivo com os metadados para enviar à GeniusDesign:
- Para clientes que utilizam o OJS: basta exportar um arquivo XML com todos os artigos que serão depositados (ativados). Veja este tutorial sobre como exportar metadados do OJS para depósito na Crossref.
- Clientes que não utilizam OJS: Se você revisou os metadados (passo 1) na Planilha de Metadados, agora é só salvar o arquivo e enviar para a gente.
4. Envio dos metadados à GeniusDesign
Agora que você já possui um arquivo com os metadados dos objetos que serão depositados, basta acessar nossa plataforma de atendimento (suporte.geniusdesign.com.br) ou enviar um email para suporte @ genius.app.br (sem espaços) com o seu arquivo anexado.
O envio dos metadados pelos 2 meios descritos no parágrafo anterior gerará um número de atendimento para que você possa acompanhar o status da sua solicitação em nossa plataforma ou solicitar outras informações.
Para saber como usar nossa plataforma de atendimento, leia este tutorial.
Espero que este tutorial tenha auxiliado a entender os primeiros passos para que você possa começar a ativar os seus números DOI com a GeniusDesign. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo email, disponível no rodapé do site, ou pelo nosso Whatsapp.














































































































