No presente artigo vamos apresentar o passo-a-passo para que você possa solicitar o depósito de registros DOI. Lembrando que, para que possamos processar o seu pedido, é necessário que seu cadastro junto à Crossref tenha sido efetivado e que possua créditos disponíveis em sua conta.
Procedimento para clientes que utilizam o OJS
Antes de iniciar, é importante que todos os artigos que terão seus números DOI depositados já tenham sido atribuídos. Verifique este tutorial para saber como atribuir (válido para versões 3.x até a versão 3.3.x).
1. Para solicitar depósitos DOI de seus objetos (artigos, livros, relatórios, etc), acesse o link https://suporte.geniusdesign.com.br e, em seguida, clique em Enviar um chamado. Você também pode acessar diretamente este link.
2. Selecione a categoria DOI.
3. No formulário exibido, preencha os campos conforme instruções abaixo:
- Nome: Informe seu nome completo e cargo/função;
- E-mail: Informe o seu e-mail para acompanhamento da solicitação
- Prioridade: Não é necessário alterar. O prazo para atendimento da solicitação é de até 24h.
- Utiliza OJS?: Marque SIM.
- Endereço da revista (URL): Informe o endereço (URL) de sua revista.
- Assunto: Informe "Solicitação de depósito DOI" ou qualquer assunto semelhante.
- Mensagem: No campo "Mensagem", você pode informar o volume e a edição que deverá ser depositada, fazendo qualquer indicação de itens que não devem ser depositados (como expediente, editorial ou quaisquer outros conteúdos inseridos no sumário que não devem receber DOI) ou informar as URLs dos artigos que devem ser depositados.
- Anexos: Não é preciso anexar arquivos.
4. Ao terminar o preenchimento do formulário, marque a opção Não sou um robô para prevenção de spams e clique no botão azul Enviar chamado.
Ao submeter o chamado você receberá um email de confirmação com o protocolo da solicitação e nossa equipe será notificada. Em até 24h sua solicitação receberá o início do atendimento.
Você poderá ser contatado por e-mail para confirmação de dados, portanto, tenha atenção aos e-mails para atender qualquer confirmação solicitada por nossa equipe, de modo a evitar que o prazo de depósito seja prolongado.
Seus registros DOI serão depositados somente após confirmação de qualquer dado solicitado. Caso não haja necessidade de confirmação de dados, você receberá a confirmação do depósito com o(s) número(s) DOI depositado(s) por e-mail, com o número de protocolo da solicitação no assunto.
Qualquer dúvida concernente a este processo, pedimos que seja feito contato por e-mail (contato) ou Whatsapp.
Procedimento para clientes que não utilizam o Open Journal System (OJS)
1. Organize os metadados dos objetos que serão depositados utilizando nossa Ficha de Metadados para Depósito DOI (arquivo .xlsx).
2. Para solicitar depósitos DOI de seus objetos (artigos, livros, relatórios, etc), acesse o link https://suporte.geniusdesign.com.br e, em seguida, clique em Enviar um chamado. Você também pode clicar diretamente neste link.
3. Selecione a categoria DOI.
4. No formulário exibido, preencha os campos conforme instruções abaixo:
- Nome: Informe seu nome completo e cargo/função;
- E-mail: Informe o seu e-mail para acompanhamento da solicitação
- Prioridade: Não é necessário alterar. O prazo para atendimento da solicitação é de até 24h.
- Utiliza OJS?: Marque NÃO.
- Endereço da revista (URL): Se a resposta no campo anterior foi NÃO, deixe este campo em branco.
- Assunto: Informe "Solicitação de depósito DOI" ou qualquer assunto semelhante.
- Mensagem: No campo "Mensagem" você poderá descrevar qualquer instrução específica, além das informações já fornecidas na planilha.
- Anexos: Transfira neste campo o arquivo .xlsx da planilha com os metadados preenchidos.
5. Ao terminar o preenchimento do formulário, marque a opção Não sou um robô para prevenção de spams e clique no botão azul Enviar chamado.
Ao submeter o chamado você receberá um email de confirmação com o protocolo da solicitação e nossa equipe será notificada. Em até 24h sua solicitação receberá o início do atendimento.
Você poderá ser contatado por e-mail para confirmação de dados, portanto, tenha atenção aos e-mails para atender qualquer confirmação solicitada por nossa equipe, de modo a evitar que o prazo de depósito seja prolongado.
Seus registros DOI serão depositados somente após confirmação de qualquer dado solicitado. Caso não haja necessidade de confirmação de dados, você receberá a confirmação do depósito com o(s) número(s) DOI depositado(s) por e-mail, com o número de protocolo da solicitação no assunto.
Qualquer dúvida concernente a este processo, pedimos que seja feito contato por e-mail (contato) ou Whatsapp.