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Saturday, 21 March 2015 12:34

Como aumentar os resultados da sua empresa através de um site

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Há alguns anos atrás ainda era possível perceber no mercado algum ceticismo, receio ou uma realidade distante a presença digital das empresas. Hoje isso já é quase uma raridade. A maior parte das empresas, sejam elas novas ou com mais tempo de mercado, reconhecem a necessidade de se ter uma página na internet, seja um perfil social ou um site. Acontece que ainda não se tem uma noção real do que é preciso para que este investimento, de tempo e recursos, dê algum resultado.

Ter um site não significa que você será encontrado na internet. Já reparou a infinidade de páginas que existem no Google e similares? Pagar para se ter um site e não entender como ele poderá trabalhar a seu favor possivelmente será um investimento de pouco retorno. E o mais bacana é que você pode monitorar timtimportimtim.

Você precisa gerar visibilidade para o seu site. Existem muitas maneiras de se fazer isso e o fato é que você precisa fazer. Senão, ter um site hoje e não realizar um esforço para dar visibilidade a sua página é como abrir uma lojinha no centro do Rio de janeiro e não investir em publicidade: você estará em um excelente ponto (internet), eventualmente alguns perdidos entrarão na sua loja (aqueles telefonemas esporádicos que dizem ter encontrado seu site no Google), mas estará sempre vazia e não aproveitará todo o potencial do local em que se encontra para fazer muitas pessoas entrarem. 

Das muitas maneiras de se fazer isso, que citei acima, listo abaixo algumas possibilidades que você pode investir:

Links patrocinados: Os links patrocinados são hoje o investimento em publicidade de melhor custo x benefício no mercado digital. Com um baixo investimento, sua empresa pode atingir o primeiro lugar nas buscas do Google e atingir seu público alvo com grande precisão, através de anúncios qualificados e palavras-chave relevantes. A desvantagem é que se você parar de anunciar, você não aparece mais. Portanto, procure reservar um orçamento semanal ou mensal para ter sempre seu anúncio circulando nas primeiras posições.

Redes sociais: Muitos empreendedores já perceberam a importância e o alcance que as redes sociais proporcionam. Muitos novos negócios são fechados através dela pois são uma forma super legal de estar próximo do seu público e prestar um atendimento rápido, dentro do contexto e uso do seu cliente potencial. Agora, se você pode e quer realmente se diferenciar nas redes, uma vez que também já estão tomadas de empresas semelhantes à sua, é fundamental que você atente para alguns aspectos importantes:

  • Atendimento ágil: não demore a responder as mensagens enviadas a você. Isso não é legal e é como você ligar pra uma empresa e o telefone chamar, chamar, e não atenderem nunca. Parece que não tem ninguém lá trabalhando. Isso vale para as mensagens inbox, marcações e mensagens no mural. Procure também interagir com os usuários em seus posts e nos comentários realizados.
  • Não fale somente de você: pessoas assim são um saco, não acha? Pois é, empresas também. Evite publicar insistentemente textos de autopromoção falando dos seus serviços, da sua qualidade ou qualquer coisa que não seja lá muito interessante para quem está vendo. Pode ser o máximo pra você, mas pra quem te segue pode não ser. E é ele quem você quer agradar, não é verdade?
  • "Ibagens, eu quero ibagens": não é só o Datena... Todo mundo quer "ibagens"! Procure sempre utilizar imagens ou vídeos em suas publicações. As pessoas são mais atraídas por esse tipo de mensagem e interagem mais.
  • Seja diferente: vai por mim, fazendo o que você faz existem muitos. Seja ousado e tenha uma comunicação diferente, bonita e relevante para o seu público. Atente para cada detalhe de sua página, desde os textos às imagens publicadas. Qualidade é importante.
  • Anuncie: já reparou que grande parte das redes sociais que utiliza são gratuitas? Não ache que é porque são altruístas ou bonzinhos. Talvez alguns de fato sejam, mas, assim como você tem o seu, esse é o negócio deles. Os anúncios são como eles ganham dinheiro e é claro que eles não deixariam que você conquiste novos clientes na rede deles, ganhe seu dinheiro e eles não tirem nenhum benefício disso. Se você não anunciar, poucas pessoas te verão. Para que muitas te vejam, ou você precisará ser popular, seguindo as dicas acima, ou você precisará anunciar.

Gestão de SEO: Esse eu diria que é o melhor investimento. Um bom SEO (Search Engine Optimization) realizado no site poderá garantir a sua página bem colocada no Google por um prazo muito mais consistente e duradouro. SEO significa dar relevância ao seu conteúdo e fazer com que as buscas relacionadas a ele encontrem as suas páginas. Se você tem um site mais estático, sem atualizações constantes, faça SEO. Se você tem um site com atualização ou publicações constantes, faça o SEO e mantenha o SEO. É uma estratégia maravilhosa e os resultados ficam bem mais consistentes, tanto para buscas orgânicas quanto para buscas pagas.

Monitoramento: Realizar o monitoramento de suas ações permitirá a você concluir quais esforços, de fato, dão mais resultados e quais precisam de ajustes para cumprir seus objetivos. Defina objetivos, métricas e realize um monitoramento detalhado de sua página, seja seu site ou seu peril social.

Espero que as dicas acima ajudem a compreender melhor o que é necessário para que seu site lhe dê mais resultados. Precisando de uma ajuda, estamos à disposição para responder.

Sentiu falta de alguma dica? O que mais poderia entrar na lista? Comente!

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Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.

GeniusDesign Marketing Digital e Científico

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