Carta do CEO aos parceiros: avaliação, novidades e agradecimentos
Chegamos em março de 2024! E com o "primeiro mês útil do ano" (*contém ironia*) trazemos um retrospecto dos últimos 2 anos da GeniusDesign, com novidades para esse ano e muitos agradecimentos.
Em fevereiro de 2022 publicamos aqui em nosso blog uma avaliação do importante ano de 2021, ano em que a GeniusDesign foi reposicionada para o mercado editorial científico, trazendo uma nova identidade visual, uma nova missão e um novo portfolio de serviços.
Se o ano de 2021 foi de transição e validação, os anos de 2022 e 2023 foram de consolidação e crescimento. Em 2 anos, atendemos 93 clientes únicos, entre editoras, instituições de ensino superior públicas e privadas, entidades públicas estaduais e federais, de todas as regiões do Brasil; enviamos 709 propostas e viabilizamos a entrada de 56 novos membros patrocinados na Crossref, por meio do nosso patrocínio.
Se no primeiro ano de atuação no mercado editorial científico brasileiro, a GeniusDesign sinalizou com um forte ritmo de crescimento (46%), os anos de 2022 e 2023 reforçaram o otimismo, com menor ritmo de crescimento no primeiro (29.6%) e com um novo impulso no ano seguinte (61.5%), sendo 2023 o melhor ano de resultados de toda a história da GeniusDesign.
Tais resultados nos motivam a permanecer confiantes no crescimento da empresa e do mercado editorial científico brasileiro. É nosso objetivo seguir contribuindo com o mercado, não apenas oferecendo serviços e experiências de qualidade, mas disponibilizando conteúdos de formação e capacitação aos diferentes atores que nele atuam.
Tivemos uma produção de 10 novos textos por ano em nosso blog Peletron (periodicoeletronico.com.br), onde recebemos mais de 15 mil acessos no período, sem nenhum tráfego pago. Todo o conteúdo disponibilizado no blog é gratuito, sob licença CC-BY 4.0, e tem como objetivo descomplicar e explicar as diversas variáveis existentes para uma revista científica.
Essa foi mais uma iniciativa muito bem sucedida da GeniusDesign nos últimos anos. O blog Peletron tem contribuído significativamente com editores executivos e científicos de diferentes áreas do conhecimento, através de seus textos explicativos e tutoriais de ferramentas, tecnologias e padrões utilizados na publicação acadêmica e científica. Os diversos feedbacks recebidos pelo nosso canal do WhatsApp e por e-mail nos motivam a continuar com esse trabalho, mas não apenas, também a ampliá-lo.
Foi motivado nisso que lançamos a Revista Peletron (journals.peletron.science), um periódico de divulgação que tem a missão de ser uma revista de apoio a revista científicas. As duas primeiras edições já foram lançadas, compostas com os principais textos publicados no blog Peletron nos últimos anos. A proposta da revista será publicar edições anuais com textos selecionados publicados no blog e edições especiais que proporão análises e discussões sobre os desafios da publicação científica brasileira. Essas edições especiais serão orientadas pelo Conselho Editoral da Revista Peletron, que já conta com pesquisadores doutores de diferentes áreas do conhecimento, com experiência como editores de periódicos científicos.
A Revista Peletron integra o portfólio de produtos do Centro de Publicações da GeniusDesign, uma iniciativa interna criada neste ano para concentrar as atividades de produção de conteúdo técnico e acadêmico, que conta ainda com o blog Peletron e o nosso selo editorial Peletron.science.
O selo Peletron.science é fruto de uma ideia que semeamos em 2023, com o objetivo de fornecer serviços também a pessoas físicas. Toda atuação da editora GeniusDesign era, majoritariamente, destinada a pessoas jurídicas, e sentíamos falta de poder atender pesquisadores que buscam por serviços de identificação, registro e publicação. Assim, lançamos, em janeiro de 2023, nossa plataforma de ebooks acadêmicos (books.peletron.science) como um protótipo, tendo apenas 1 publicação. No segundo semetre publicamos outros 2 livros e, só nos 2 primeiros meses de 2024, já publicamos 8 livros por meio de autores independentes e parceiros. Nossa intenção é tracionar nossa plataforma com a prospecção de novos autores, oferecendo os serviços de registro de ISBN, DOI, editoração e publicação.
Em 2023 ainda obtivemos a aprovação da licença de registro da marca GeniusDesign®, que agora é uma marca registrada. Um marco importante para a consolidação e proteção de nossa marca, que em 2024 completa 17 anos de criação. Se você ainda não conhece a história de nossa marca, temos um post onde contamos toda essa trajetória.
Todas essas conquistas não seriam possíveis sem os nossos clientes, parceiros e amigos que, com seus feedbacks e confiança, nos sinalizam que estamos no caminho certo e que podemos alçar vôos mais altos. Quero agradecer a todas as pessoas que, representando suas instituições, estabeleceram um relacionamento sadio e amistoso conosco; aos clientes que nos contrataram e confiaram em nosso trabalho e trajetória; aos amigos que sempre nos incentivam e orientam; aos colaboradores internos e freelancers que integraram nosso time e contribuíram com seus talentos com a nossa jornada nesse último biênio; aos famíliares, que com amor incondicional, nos incentivam e sustentam em todos os momentos; a Deus, que com Misericórdia e Providência, nos fortalece e nos conduz por essa jornada chamada Vida. A todos vocês, minha mais profunda gratidão.
Que 2024 seja um ano de novas consquistas para todos nós!
Eugênio Telles
Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.