No princípio...
Tudo começou em 2007 quando, aos 20 anos de idade e nos períodos finais de um curso de webdesigner, decidi que queria empreender profissionalmente. Na verdade, o empreendedorismo já corria em meu sangue desde a infância, quando vendia sacolés, doces e sabonetes artesanais (esse é um papo pra outro post). Perto de ter meu certificado de conclusão, decidi criar uma marca para promover o meu negócio antes de lançá-lo ao mercado.
Assim nasceu a GeniusDesign. A ideia do nome é pouco original, confesso. Basicamente utiliza o Genius, adaptado de meu próprio nome - Eugênio - em conjunto com a palavra Design, outra obviedade. A composição é interessante pelo significado que expressa: design (ou projeto) genial, inovador, e verdadeira por aquilo que desejamos oferecer.
A primeira versão do logotipo da GeniusDesign foi criado utilizando a fonte Trebuchet MS, que vem (ou vinha) em qualquer Windows, no nome e no símbolo do logotipo. Esse símbolo era composto por um círculo volumétrico, com fundo gradiente em tom de verde-água e efeitos de iluminação e sombras para dar volume e as iniciais GD em seu interior formatado com a mesma técnica.
Em seu primeiro ano de vida, a GeniusDesign ganhou cartão de visita, site e seu primeiro cliente, um cantor de MPB do Rio de Janeiro. Esse cliente veio como a grande maioria dos clientes que chegam até nós: por indicação. Outros clientes ainda viriam naquele primeiro ano em que o mercado digital ainda era bem tímido, e muito promissor, aqui no Brasil.
Não uma mudança, mas uma evolução
No ano de 2008 entrei na faculdade de Comunicação para seguir a carreira de publicitário. Meu objetivo desde o início era passar como estagiário por tantas empresas quanto fosse possível durante aqueles anos de faculdade. A ideia era absorver diferentes culturas corporativas e dinâmicas organizacionais para que eu pudesse, um dia, implementar um modelo próprio em minha empresa.
Em apenas um ano de faculdade, já estava na terceira empresa como webdesigner. A essa altura, muitas novas ideias e conceitos absorvidos na faculdade e nas empresas que passei ampliaram meu repertório criativo e minha percepção de marca. Todas essas novas experiências me fizeram perceber que aquele logotipo da GeniusDesign não era o mais apropriado para transmitir os conceitos que eu desejava.
Foi com esse pensamento que implementei a primeira mudança no logo da GeniusDesign. Não foi fácil, tive que preparar minha mente para isso, para essa mudança. Afinal, parece que se cria uma relação de apego filial de criador e criatura que você teme alterar. Na minha experiência, presenciei muitos empresários que tinham grande dificuldade de modernizar seus logotipos para adequá-los ao momento do mercado. É realmente uma decisão difícil desapegar, mas as vezes é necessário.
O encorajamento para que eu fizesse a mudança veio de meu chefe da época em uma agência de publicidade na Barra da Tijuca. Ele conhecia o meu negócio e me deu um valioso conselho para encarar esse momento: “não pense como uma mudança, mas como uma evolução”. Convenceu.
Saiu a fonte Trebuchet MS para dar lugar a uma mais moderna e arredondada, que pudesse transmitir os conceitos de tecnologia e modernidade. Encontrei na fonte Nasalization a solução perfeita para a nova proposta. Descobri depois que essa fonte foi inspirada no logotipo da agência espacial NASA, de 1975. Escolha melhor, impossível. Tecnologia, modernidade e design.
A mudança parecia atender bem os conceitos de tecnologia, modernidade e design que a marca pretendia transmitir. O círculo volumétrico com seus efeitos casavam bem com a nova proposta e não precisou ser alterado. A nova apresentação da marca duraria por volta de 3 anos.
A maturidade
Em 14 anos de existência, vimos muitas técnicas, tecnologias e tendências surgirem e desaparecerem rapidamente. No design, as tendências que marcaram a primeira década dos anos 2000 começaram a ficar ultrapassadas a partir de 2010.
Para acompanhar as transformações do mercado e as tendências do design na web, decidi mudar pela terceira vez o logotipo da GeniusDesign no ano de 2012. Tendência forte nos anos anteriores, os efeitos em gradiente e sombras começavam a perder espaço para o flat design, com uma estética mais geométrica e de cores sólidas. O lema “menos é mais”, do minimalismo, também começou a ganhar mais espaço.
A terceira versão da marca da GeniusDesign seguiu a linha do minimalismo, simplificando os efeitos e buscando uma tipografia mais forte e atemporal. O símbolo do logo recebeu o tom verde-água em cor sólida; a sombra externa que dava volume ao círculo foi substituída por uma borda ligeiramente descolada do círculo principal. A tipografia das iniciais GD foram mantidas em Nasalization.
No nome, uma nova fonte assumia a tipografia principal do logotipo: Switzerland Condensed Black, uma fonte sem serifa, condensada (mais estreitinha) e com um corpo bem pesado (“negrito”). Me pareceu perfeita para o novo momento do design e do negócio.
Essa foi a assinatura mais longeva da marca e representou o período de maior maturidade do negócio. De 2012 a 2020, a assinatura levou a GeniusDesign para além de seus limites físicos. A empresa se formalizou juridicamente em 2013, a oferta de serviços cresceu conforme novos conhecimentos foram sendo adquiridos e novos clientes foram conquistados por todo o Brasil.
Inicialmente focada no desenvolvimento de sites, a GeniusDesign passou a trabalhar com design gráfico e produção gráfica, links patrocinados, SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), criação de marcas, redes sociais, diagramação, produção de ebooks, desenvolvimento de sistemas e outros serviços relacionados.
Novos horizontes
Além dos serviços descritos anteriormente, começamos a trabalhar com o Open Journal System (OJS) a partir de 2013. Este é um sistema voltado para editoração de revistas científicas que cuida de todo o processo editorial, desde a submissão de um artigo de pesquisa, passando por avaliação às cegas e edição de texto, até a sua publicação definitiva.
A experiência de implementar e gerenciar este sistema na Revista Fitos, um periódico científico da Fundação Oswaldo Cruz, abriu uma nova área de atuação para a GeniusDesign. Em 2019, uma importante parceria foi iniciada com a Associação Brasileira de Linguística, onde desenvolvemos 2 projetos de revistas que utilizam o OJS. Em 2020, outras 2 revistas de diferentes estados brasileiros passaram a ser atendidas por nós.
O grande desafio imposto pela pandemia da COVID-19 no ano de 2020 mudou bastante nossa demanda. Serviços que antes eram bastante solicitados deram lugar a outros que cresceram significativamente. Houve queda brusca no atendimento a pequenas empresas, maior parte de nosso público até então. Por outro lado, cresceu o número de demandas do segmento editorial, com empresas de maior porte. Com isso, um importante sinal se acendeu. Era hora de mudar.
Reposicionando a marca
O processo de reposicionamento da marca teve início na reformulação da missão da empresa, que trouxe o termo transformação para o centro da identidade da marca.
Uma característica sempre presente em nosso atendimento a pequenas empresas era a preocupação em tornar o ambiente digital acessível e compreensível. Procuramos em cada atendimento explicar as características, dinâmicas, o contexto em que se insere e as estratégias das plataformas que seriam utilizadas da maneira mais clara possível, sem utilizar termos complexos ou jargões profissionais que dificultam o entendimento de quem precisa conhecer melhor o ambiente.
Adquirir a percepção de como funcionam as tecnologias digitais é potencializar a capacidade de transformação do seu próprio negócio. Não apenas no que diz respeito à comunicação, mas também sobre gestão e produção de conhecimento.
Entendemos que esse é o principal papel da GeniusDesign na sociedade: contribuir para a transformação digital na vida de pessoas e empresas, apresentando um universo de conceitos, estratégias e técnicas que contribuirão para potencializar suas ideias através de soluções em comunicação e marketing digital.
A nova marca da GeniusDesign deveria transmitir os novos conceitos abraçados pela missão da empresa. Por entender o processo de transformação como algo contínuo, especialmente no mundo digital, decidimos estilizar as iniciais GD em alusão ao símbolo do infinito, que para nós representa também parceria duradoura e comprometimento com o projeto do cliente.
A tipografia adotada foi a Kanit, que significa matemática em tailandês, e é uma combinação de conceitos, misturando a proposta da tipografia Humanist Sans Serif com as curvas dos estilos Capsulated Geometric que o torna adequado para vários usos, contemporâneos e futuristas.
O círculo foi abandonado pois ele seria um elemento que aprisionaria os conceito de infinito, expansão, parceria e transformação. Assim, o símbolo do logotipo da GeniusDesign passa a ser uma alusão ao infinito, sem fronteiras nem limites, com as cores clássicas da marca.
O novo posicionamento da GeniusDesign não abrange apenas um novo logotipo, mas também o público alvo. Com foco em três áreas de atuação - periódicos científicos, marketing digital e editora - o perfil de cliente pretendido visa instituições de ensino e pesquisa e empresas que compartilhem da missão de transformar o mundo com os conhecimentos próprios de sua área de atuação.
Dá uma olhada aí em nosso vídeo institucional de apresentação da nova missão e marca:
E aí, curtiu o novo logotipo da GeniusDesign? Já passou por um processo de mudança de marca? Como foi? Se quiser compartilhar sua experiência aqui conosco, pode deixar nos comentários ou mandar pra gente por email. Vai ser um prazer conhecer a sua história. E se você deseja iniciar esse processo de redesign de marca, entre em contato conosco!