Agência de Marketing Digital e Científico

Blog GeniusDesign

  • Blog
  • Ebook, EPUB, livro digital e livro eletrônico: o que são?

Ebook, EPUB, livro digital e livro eletrônico: o que são?

whatsapp

Os termos não são tão novos assim, entram cada vez mais no cotidiano de estudantes, pesquisadores e pessoas comum, mas muito ainda não se sabe com clareza sobre estas palavras.

O objetivo deste post é apresentar, de forma objetiva e acessível, o que significam estes termos e suas principais diferenças, sem entrar em detalhamentos conceituais dos termos. Aproveite 2 dicas ao final do post!

O que é um ebook?

Ebook significa eletronic book, que em bom português quer dizer livro eletrônico. Você poderá ler e-book, E-book, e-Book ou eBook mas é tudo variação da mesma palavra. Da mesma forma que livro eletrônico e livro digital são sinônimos. Um ebook é um arquivo digital de conteúdo informacional, normalmente com texto predominante, mas que permite a apresentação também de outros formatos, como áudio ou vídeo.

Para ler um ebook você precisará de um software específico, em computadores, ou de um aplicativo, em dispositivos móveis. Tudo vai depender do tipo de arquivo que é o seu ebook. Um mesmo ebook pode ser apresentado em diferentes tipos de arquivo. É como uma imagem digital, que poderá ser um JPEG, um GIF, um PNG ou outros ainda formatos. Cada formato (ou tipo de arquivo) tem sua particularidade e cada software que executa este arquivo, também. Normalmente, um mesmo software/aplicativo lê (executa) grande parte dos formatos, mas isso não é uma regra.

Tipos de arquivo de ebooks

PDF

Um dos formatos mais comuns de ebook é o PDF. Você certamente vai encontrar facilmente algum ebook em PDF em uma simples consulta no Google. Normalmente o PDF traz uma apresentação do livro semelhante à sua representação impressa, como se tivessemos scanneado as páginas e as salvo neste formato. Você consegue executar este tipo de arquivo em vários programas: navegadores web (browsers), ebook readers e o próprio Adobe Reader. Qualquer computador lê e qualquer smartphone ou tablet também. E eu considero esta sua principal vantagem.

A desvantagem do PDF é que a representação de seu arquivo é engessada, ou seja, é como exibir uma foto maior do que a tela que você utiliza. Quando isso ocorre, ou você dá zoom out e enxerga o conteúdo ajustado à tela (o que no caso de textos pode tornar impossível a leitura porque as letras ficam minúsculas), ou você dá zoom na área que deseja ver e rola a visualização da tela na horizontal ou vertical. Esse tipo de experiência é bem desagradável em dispositivos móveis.

EPUB

Significa eletronic publication, ou publicação eletrônica. É um formato de arquivo criado especificamente para ebooks, ou seja, livros digitais. Ele é baseado em HTML, a mesma linguagem dos sites de internet que o seu navegador exibe. Sabe quando você redimensiona a janela do seu navegador e o site vai se ajustando (ou pelo menos deveria) à largura da sua tela? Se em um monitor maior um texto apresenta 10 linhas, em um dispositivo móvel esse texto certamente terá mais que 10 linhas, pois estas passarão a ter uma quebra no limite a tela. É assim que um EPUB se comporta. Ele lê o arquivo de texto e o apresenta ajustado à sua tela, sem que você precise arrastá-la para o lado para terminar de ler o parágrafo.

O bacana do EPUB também é que, dependendo do software ou aplicativo que você utilize, você pode continuar a leitura de onde parou, fazer anotações, acessar hiperlinks no texto, pesquisar termos, ajustar a família tipográfica do texto (ex.: o texto é exibido em Times New Roman mas você prefere lê-lo em Arial. Você pode!), alterar o tamanho das letras, cores, constrastes, espaçamentos e por aí vai! Em geral, qualquer leitor de EPUB realiza estas tarefas, mas você pode encontrar apps mais sofisticados.

A maior desvantagem é que este ainda não é um formato de arquivo popularizado, especialmente no Brasil. Não é como o PDF que qualquer dispositivo possui um leitor nativo. Para executar um EPUB você precisará pesquisar um leitor de EPUB e instalar em seu dispositivo (em breve farei novo post com algumas dicas de leitores bacanas para mobile e desktop). Outra desvantagem, sob o ponto de vista técnico, os leitores de EPUB (ou EPUB Readers) não renderizam tão bem HTML/CSS como os navegadores modernos e isso gera algumas limitações de design. Mas já é o paraíso!

MOBI

Este é um formato de arquivo proprietário da Amazon, desenvolvido especialmente para ser executado em seu leitor de ebooks, o Kindle. Realiza praticamente todas as funções que um EPUB possibilita.

Outros formatos de ebook

Como definido anteriormente, você pode chamar de ebook qualquer arquivo digital que apresente um conteúdo típico de livro. Além dos formatos descritos acima, você poderá encontrar ebooks em DOCX, RTF, TXT, HTML ou ainda em outros formatos proprietários de diferentes fabricantes.

Vantages e Desvantagens do ebook

Encontrei um post na internet que apresenta 15 vantagens de livros digitais e 7 desvantagens sobre livros físicos. Vale a pena a leitura! Abaixo listo as vantagens listadas no post.

  1. Não precisa de luz ambiente
  2. Não precisa usar as mãos
  3. Ergonomia
  4. Se adaptam à sua vista
  5. Livros novos chegam instantaneamente (e sem frete)
  6. São muito mais fáceis de carregar
  7. Não precisa de marcadores
  8. Dá pra escrever nele todo (sem estragar)
  9. São atualizados automaticamente
  10. São mais baratos (e muitos são gratuitos)
  11. Não matam árvores
  12. Podem ser interativos
  13. Dispositivos só tem a evoluir
  14. Usa senha para proteger livros safadinhos
  15. Não amassa na mala

Espero que você desfrute as opções apresentadas, faça suas pesquisas, experimente os diferentes tipos e mergulhe nesse universo do ebook!

Dica¹: o Governo Federal disponibiliza uma plataforma de livros digitais de domínio público (a maioria em PDF, infelizmente) para download gratuito. Há clássicos da literatura brasileira e internacional, vale a pena conferir o link Domínio Público.

Dica²: o Projeto Gutenberg (Gutenber Project) disponibiliza 38.000 títulos para download gratuito em diferentes tipos de arquivo. Vale a pena pesquisar pelo acervo, mas esteja com o inglês afiado ;)

Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.

Nosso melhor cartão de visitas: a opinião de nossos clientes

  • Excelente atendimento!!! O Eugênio já cuidou de todo o processo de criação de diversos sites para a nossa empresa e em todos eles ficamos surpreendidos com a agilidade do atendimento e o profissionalismo das criações. Sempre recomendo!!!

    Marco Aurélio Santos
    Inovação & Novos Negócios, Nova A3

Fiocruz
Revista Abralin
Sesi Sp Editora
Piticas
Nova A3
Spx Capital
Cadlin
Oculos E Cia
Memoria Da Eletricidade
Farmanguinhos
GeniusDesign Marketing Digital e Científico

GeniusDesign Marketing Digital e Científico

+55 . 21 . 96418-9728

CNPJ: 27.339.106/0001-70