Agência de Marketing Digital e Científico

Blog GeniusDesign

  • Blog
  • Censo do Livro Digital 2016

Censo do Livro Digital 2016

O mercado editorial brasileiro movimentou R$5,4 bi em 2014 e, deste total, apenas 0,3% (R$16,7 milhões) deste montante é representado pelos ebooks, ou livros eletrônicos, no faturamento das editoras nacionais. Apesar disso, o mercado digital tem apresentado grande crescimento.

Em 2013, o mercado de ebooks cresceu 234% em relação ao ano anterior, um salto de R$3,8 milhões para R$12,7 milhões. Vale ressaltar que 2013 foi o primeiro ano de atividade da Amazon no Brasil. No ano seguinte, no entanto, o crescimento foi menor: 31%, fechando 2014 com a quantia de R$16,7 milhões. Para se ter uma comparação, nos Estados Unidos o mercado editorial movimentou U$27,9 bi no mesmo ano, com representatividade de aproximadamente 13,6% de ebooks (U$3,8 bi).

O valor ínfimo de representatividade dos livros eletrônicos no faturamento do mercado editorial brasileiro em 2014 talvez não sejam tão confiáveis. Segundo o presidente da Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Marcos Pereira, o sindicato e a Câmara Brasileira do Livro estão discutindo a contratação de um Censo do Livro Digital para este ano para se conhecer os números reais de 2015. Em pesquisa do ano passado para o ano base 2014, foram vendidas 1,2 milhões de unidades de livros digitais, mas este número leva em consideração apenas as informações fornecidas por 195 editoras que participaram da pesquisa. Através do Censo, será possível um panorama melhor do mercado, com informações importantes para pequenas editoras, autores independentes e empresas que atuam neste segmento.

O mercado brasileiro de livros eletrônicos ainda está em fase de amamentação, recém nascido. Em comparação com os números relativos dos EUA, o futuro do ebook no Brasil permanece promissor.

Você é um autor independente e quer publicar o seu livro? Nós produzimos o seu ebook!

Atualizado em Sexta, 15 Janeiro 2021 14:07
Eugênio Telles

Eugênio Telles

Eugênio Telles é publicitário pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM-RJ, diretor executivo da GeniusDesign, empreendedor e podcaster.

GeniusDesign Marketing Digital e Científico

GeniusDesign Marketing Digital e Científico

+55 . 21 . 96418-9728

CNPJ: 27.339.106/0001-70